Início > Planejamento e Projetos Especiais > Moradoras do Residencial Venda da Cruz recebem curso sobre empreendedorismo feminino

Publicado em:  24/09/2019

Mulher empreendedora. Esse é o tema do curso que as moradoras do Residencial Venda da Cruz estão recebendo no empreendimento nesses últimos dias. Cerca de 20 mulheres já participaram das aulas, que visam despertar a identidade feminina para uma manifestação de ações empreendedoras. Promovida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a atividade está integrada às ações programadas pelo Projeto Bairro Empreendedor, que tem o objetivo de levar atividades de meio ambiente, convivência, cidadania, trabalho e renda para as 1200 famílias do empreendimento. Os encontros estão acontecendo divididos em quatro dias, das 14h às 18h, no setor 4.

“Pesquisas divulgadas informam que as mulheres vêm crescendo no mercado de trabalho, embora muitas continuem ganhando menos que os empresários homens. Logo, a ideia desse curso é trazer para as mulheres do Minha Casa Minha Vida como fomentar o empreendedorismo feminino, apresentando o primeiro passo para se tornar uma empreendedora de sucesso. Queremos proporcionar a essas mulheres de baixa renda a oportunidade de saber um pouco mais acerca do tema e quais são as aptidões necessárias para o mesmo, além de um conhecimento sobre o mercado de trabalho atual, preparando-as para se encaixarem e conseguirem gerar renda dentro de casa”, explica Luciana Vieira, responsável técnica do setor social da Secretaria de Planejamento.

O curso está sendo ministrado por consultores do Sebrae, abordando a respeito de como administrar seu próprio negócio, acompanhando e orientando as empreendedoras na condução da sua empresa na busca por novas demandas e melhoria dos processos e produtos. Além de discutir o papel da mulher no mercado de trabalho.

A analista e gestora do projeto Bairro Empreendedor no Leste Fluminense, Brunet Iwase, informa que o Sebrae é parceiro da Prefeitura neste projeto que objetiva levar novos conhecimentos e estimular o empreendedorismo, especificamente no Residencial Minha Casa Minha Vida da Venda da Cruz. “Tem sido importante proporcionar um protagonismo social para a população, de modo que enxerguem novas possibilidades de atuação e geração de renda. Os temas são escolhidos com base em diagnóstico prévio feito com moradores e mapeamento do empresariado local e, assim, conseguimos criar uma programação vasta até o primeiro semestre de 2020”, declara.

Quem ainda quiser participar do curso na próxima quinta-feira (26) no mesmo horário, basta se dirigir ao síndico do condomínio ou ligar para o número 0800 570 0800 e realizar a inscrição. Ao final todas as participantes levam um certificado de participação para casa.

Autor: Raquel Muniz