Início > Saúde > Moradores aprovam Unidade de Saúde da Família no Boa Vista        

Moradores aprovam Unidade de Saúde da Família no Boa Vista        

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/03/2024

Nova USF é climatizada e oferece atendimento diferenciado

Após oito meses de sua inauguração, a nova Unidade de Saúde da Família (USF) José Bruno Neto, no Boa Vista, contabiliza elogios dos pacientes em relação aos atendimentos prestados. A unidade – que também recebe os usuários do extinto Jair Arantes da Cruz – tem capacidade de realizar 12 mil atendimentos por mês. A USF dá mais dignidade, qualidade de vida e atendimento humanizado para os gonçalenses. 

     A doméstica Mary Lúcia Vieira Lopes de Amorim, de 40 anos, estava na unidade para realizar exame de sangue nesta segunda-feira (25). “Sou paciente do Barbosa Lima Sobrinho (também no Boa Vista). É a primeira vez aqui no José Bruno Neto. Vim aqui porque é mais próximo da minha casa. Gostei muito do atendimento, estou me sentindo em casa. Os funcionários do Barbosa Lima Sobrinho também são excelentes. A revitalização dos postos foi um ganho para a população”, opinou Mary Lúcia.

     A revitalização das unidades chegou com a qualificação dos servidores – uma exigência do prefeito Capitão Nelson para que a população seja acolhida com dedicação e humanização. A autônoma Layanna da Silva, 36, estava no atendimento com a psicóloga da unidade. Ela é paciente desde quando a USF funcionava em outro prédio com ambientes precários. 

     “Sou paciente do Jair Arantes da Cruz desde quando era no Abacatão. Em relação aos atendimentos, sempre foram bons. Mas os ambientes mudaram muito. A gente acaba se sentindo melhor em um local mais agradável”, contou Layanna, que também é paciente do clínico geral, realiza exames e terá consultas com a nutricionista na unidade.   

     Com dois andares, a USF tem quatro consultórios, dois consultórios ginecológicos, dois consultórios odontológicos, salas de vacina, inalação, curativo, procedimentos, coleta de sangue, multiuso, estoque, farmácia, fisioterapia, administração, recepção e duas de espera – uma em cada andar. 

     “Sempre pedimos que os funcionários tenham respeito com os pacientes e atendam com muito carinho e amor. A humanização é isso. Os usuários têm que sair da unidade satisfeitos com o atendimento. E se não tiver o serviço que ele precisa no local, ele tem que sair com a informação de onde tem e como proceder. Eles não podem ficar desamparados”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil da Prefeitura de São Gonçalo, Gleison Rocha. 

    O prédio segue todas as normas e protocolos de instalação e acessibilidade do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A unidade tem ambientes humanizados, climatizados e com acessibilidade: banheiros adaptados com campainhas de alerta, rampas, piso tátil e barras.

     O espaço conta com três equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) compostas por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde cada uma. A unidade também tem dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio, administrativas e coleta de exames laboratoriais: sangue, urina e fezes.

   A construção foi erguida em um terreno que estava com obra parada há mais de 10 anos – só tinha o alicerce – e foi reativada no governo do Capitão Nelson, que construiu todo o prédio no terreno que é de propriedade da Prefeitura de São Gonçalo. A antiga unidade tinha sido demolida há 15 anos após uma enchente. Em 2012, o antigo governo construiu apenas a fundação e abandonou a obra. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content