Início > Saúde > Nova clínica do Colubandê está com obras aceleradas

Nova clínica do Colubandê está com obras aceleradas

Compartilhe isso:


Publicado em:  13/01/2023

Unidade irá triplicar capacidade de atendimento no bairro

A Clínica Gonçalense do Colubandê, que está sendo construída na Avenida José Mendonça de Campos, está com a maior parte das paredes erguidas, cômodos separados e com laje. A instalação das redes de água e esgoto também estão finalizadas. Os operários – além do levantamento de novas paredes e muros ao redor da clínica – iniciam a preparação da rede elétrica. Em mais um mês, a obra deve entrar nos acabamentos. 

 “É uma grande obra que está em ritmo acelerado. A maior parte da estrutura está pronta, faltando apenas algumas salas, que estão sendo preparadas. Os próximos passos são os acabamentos, como a colocação de pisos e pintura”, explicou o engenheiro da Secretaria Municipal de Saúde responsável pela obra, Fernando Moreira.   

A obra segue todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa): a RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados com campainha de alerta, por exemplo). 

O novo equipamento vai juntar dois postos já existentes – Colubandê 1 e 2 – e vai abrigar oito equipes da Estratégia de Saúde da Família, triplicando os atendimentos, que poderão chegar a 32 mil usuários/mês. Além das ESFs, haverá Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dentistas, equipes dos programas da Atenção Básica, de apoio e administrativas. A clínica também terá o diferencial de ter os serviços de raio-x e ultrassonografia. 

A unidade terá recepção ampla com sala de espera, 16 consultórios para as equipes das ESFs, mais consultórios multifuncionais para os profissionais do Nasf, seis consultórios odontológicos, salas de procedimentos e curativos, imunização, inalação, fisioterapia de baixa complexidade, área livre para a prática de atividades físicas, sala multiuso para capacitações de educação permanente, acolhimento, coleta laboratorial, estoque e esterilização.     

Cada equipe da ESF é formada por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e até seis agentes comunitários de saúde. O Nasf é composto por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Além dos profissionais, todos os programas da Atenção Básica estarão disponíveis. O espaço também vai oferecer exames laboratoriais de sangue, urina e fezes. 

Autor: Ascom
Foto: Fabio Guimarães

Notícias relacionadas

Skip to content