Início > Controle Interno > Portal da Prefeitura de São Gonçalo adota ferramenta de acessibilidade

Portal da Prefeitura de São Gonçalo adota ferramenta de acessibilidade

Publicado em:  12/04/2024

A partir de agora, usuários poderão fazer leitura em Libras

A Prefeitura de São Gonçalo deu mais um importante passo para a inclusão social. Foi implementada, nesta sexta-feira (12), uma ferramenta de acessibilidade de leitura em Libras no portal da Prefeitura, garantindo que pessoas com deficiência auditiva tenham acesso à informação e aos serviços públicos de forma autônoma e independente.

Para ter acesso à ferramenta, basta acessar qualquer uma das páginas do portal da Prefeitura (www.pmsg.rj.gov.br) e, no lado direito da tela, clicar no símbolo com duas mãos. A ferramenta será aberta automaticamente e a tradução em Libras será iniciada.

A iniciativa visa garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas habilidades, tenham acesso aos serviços públicos e à informação de forma igualitária, além de demonstrar o compromisso da Prefeitura com a inclusão social, através de uma ferramenta moderna que coloca em sintonia as melhores práticas de acessibilidade digital.

“A ideia da implementação do VLibras surgiu após o encontro com a Associação Brasileira de Ouvidorias, onde nos foi passado um questionário de avaliação de atendimento à lei 13.460/17 e uma das perguntas do questionário é se há na Ouvidoria ferramentas digitais de acessibilidade PCDs. Imediatamente buscamos com o serviço de informática da Prefeitura, através da Secretaria de Administração, a possibilidade da criação dessa ferramenta que irá proporcionar acessibilidade, inclusão digital e social a uma parcela da população que muitas vezes encontra dificuldades ao acessar conteúdos disponibilizados nos formatos tradicionais”, disse a secretária de Controle Interno, Roberta Fernandes.