Início > Saúde > Prefeito inaugura nova Unidade Intensiva no HLP

Prefeito inaugura nova Unidade Intensiva no HLP

Publicado em:  05/04/2019

Com a presença do prefeito José Luiz Nanci e do secretário de Saúde Jefferson Antunes, a nova Unidade Intensiva (UI) do Hospital Luiz Palmier (HLP), no Zé Garoto, foi entregue na manhã desta sexta-feira (05). A nova estrutura duplica a capacidade de atendimento intensivo da instituição, de 7 para 14 leitos.

Segundo o prefeito José Luiz Nanci, esse avanço foi garantido pelo esforço da gestão e da direção que atua na unidade. “Estamos entregando mais uma etapa da série de novos serviços inaugurados na unidade desde o início da nova gestão. Hoje colhemos os frutos de transformações que fizemos há dois anos, com a troca de espaço físico do hospital com a maternidade. A partir desse momento, realizamos uma série de melhorias nos serviços. Mesmo com dificuldades orçamentárias, compramos equipamentos e recrutamos profissionais qualificados para a função”, avalia o prefeito.

Para o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, os leitos contam com toda a estrutura para supervisão e apoio ao paciente. “A estrutura física da UI permite conforto e privacidade aos pacientes com leitos individualizados e iluminação aconchegante. Todos os leitos possuem estações móveis que centralizam os equipamentos e possibilitam maior mobilidade ao paciente e equipe assistencial”, explica.

Nos últimos dois anos, a gestão aumentou o número de leitos de enfermagem de 68 para 130, inaugurou o primeiro lactário municipal, laboratório de microbiologia, além da reforma do centro cirúrgico. Criou também a farmácia própria da unidade, o serviço de endoscopia, reforma do refeitório, o serviço de colonoscopia, que atende 400 pessoas ao mês e em breve a inauguração do Espaço Rosa. O local que fica localizado em uma parte estratégica da unidade, já que fica próximo ao Centro Cirúrgico, passou por ampla modernização e adequação aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Antes, a unidade contava apenas com sete leitos UI e também utilizava o CTI do Pronto Socorro Central. É pouco para o número de atendimentos que realizamos, que são de pacientes que necessitam de cirurgias, já que os procedimentos são complexos e o pós-operatório necessita de terapia intensiva”, explicou o diretor da unidade, Dr Eraldo Azevedo.

A direção do HLP adotou medidas administrativas e está na finalização do processo de adequação para o licenciamento do hospital, documentação que nunca teve em 95 anos de atuação no município, onde foram incluídos projetos de segurança do trabalho e comissões de infecção hospitalar, óbito, ética médica, ética de enfermagem e prontuário.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Lucas Alvarenga