Início > Planejamento e Projetos Especiais > Prefeitura de São Gonçalo realiza ações sociais em empreendimento

Prefeitura de São Gonçalo realiza ações sociais em empreendimento

Publicado em:  27/09/2018

A Prefeitura de São Gonçalo realiza, através do setor social da Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, em parceria com o Sesi, uma série de atividades no Residencial Venda da Cruz, que conta com 1200 famílias e foi inaugurado em janeiro de 2018. O setor realiza diversas ações de capacitação profissional e atividades físicas aos beneficiados do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional executado na cidade em diversos bairros. Entre as ações que serão realizadas no período de um ano, estão o futsal, que está com inscrições abertas. Para participar de uma das turmas da escolinha, que acontecerá pela manhã e tarde, basta estar na faixa etária entre 7 e 17 anos. Em breve serão disponibilizadas também as atividades de zumba e capoeira.

“O objetivo da iniciativa é promover a inclusão social, a melhoria das condições de vida e a efetivação dos direitos sociais dos usuários do Programa”, explica o secretário de Planejamento, Luiz Claudio Carriles de Paula.

Moradora do setor 5, a dona de casa Ana Paulina, 45 anos, foi uma das primeiras moradoras a inscrever o filho na atividade, o João Bernardo Calixto, de 15 anos. “Morávamos em Alcântara e ele fazia escolinha, aqui ele ficou sem atividade. Está sendo ótimo porque ele pensa em bola 24 horas por dia e joga todo dia aqui na quadra”, conta.

Diversas são as ações que integram o projeto de trabalho técnico social de empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida realizados pela Secretaria de Planejamento e Projetos Especiais, com foco na organização e mobilização comunitária e participativa de modo a fortalecer os laços sociais dos moradores dos residenciais contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida. As parcerias entre o Sesi, Senai e Sebrae proporcionam aos beneficiários contato com orientações e cursos sobre temas como educação ambiental, educação financeira, atividades físicas, costureira industrial, fabricação de bolos, doces e salgados, assistente administrativo, pintor, além de palestras sobre organização de renda familiar, mulher empreendedora, micro empreendedor individual, orientação e formalização dos empreendedores individuais, entre outros.

“As parcerias da secretaria também têm foco na organização comunitária, proporcionando a fomentação dos processos de liderança, mobilização comunitária e gestão democrática e participativa de modo a fortalecer os laços sociais”, declara a responsável técnica, Luciana Vieira.

Além das ações realizadas pelas empresas parceiras, a prefeitura realiza, ainda, palestras sobre meio ambiente, benefícios previdenciários, saúde bucal, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, prevenção a drogas, enfrentamento à violência doméstica contra a mulher, enfrentamento à violência sexual infantil e direito das crianças e adolescente.

Serviço

Inscrições para o futsal: Dia 2 e 4 de outubro, das 14h às 16h, no Coreto em frente ao ginásio do Residencial Venda da Cruz. Faixa etária entre 7 e 17 anos.
Somente moradores podem participar.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Girley Oliveira