Início > Meio Ambiente > Prefeitura inaugura exposição em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Prefeitura inaugura exposição em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em:  19/11/2019

Após duas semanas alocada no Partage Shopping, nesta terça-feira (19), o hall da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, no centro da cidade, recebe a exposição “Beleza na cor da pele”. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através da coordenação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno, em parceria com o grupo Estrelas Negras, a mostra visa captar a beleza da mulher negra através das lentes de uma câmera fotográfica e homenagear o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira, dia 20 de novembro. A abertura contou com a presença da chefe de Gabinete, Eliane Gabriel, e demais secretários e servidores municipais.

A gestora do APA do Engenho Pequeno e uma das responsáveis pelo evento, Luciane Marinho, afirma que é muito importante essa valorização da raça negra, que ainda sofre muito preconceito no cotidiano brasileiro. “A APA do Engenho Pequeno é um atrativo turístico de grande procura no nosso município. Quando tivemos a ideia de realizar uma mostra fotográfica que enaltece a beleza negra de um grupo de mulheres que jamais pensariam serem vistas em uma exposição, logo pensamos na APA, pois além de valorizar a identidade e cultura negra, também chamaria para a preservação do meio ambiente e a importância dele no nosso cotidiano. Essa exposição tem com objetivo agregar valores sociais, e de autoestima a toda a classe que foi segregada de seus vínculos familiares e culturais. Além de atentar para uma reflexão sobre essa escravidão contemporânea ao qual atinge a maior parte da população”, declara.

A exposição teve origem de um ensaio fotográfico com 18 mulheres negras gonçalenses, realizado pelo fotógrafo Inácio Viana (Phooto Tour), e teve como cenário a Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno. Mara Leopoldo, de 43 anos, foi uma das modelos da exposição. A técnica de enfermagem e moradora do Engenho Pequeno conta que é gratificante participar desse projeto que pode levar a cultura e a beleza negra a todos os grupos da sociedade, lutando pelo fim da desigualdade. “Nunca me imaginei como modelo fotográfica, como representação da identidade feminina negra. Vivemos tanto preconceito que é importante realizarmos atividades que enaltecem nosso cotidiano de forma que mostre que não é a cor da pele que define o que somos e o que devemos ser. Todas nós que participamos somos mulheres simples, e isso é um marco para todas e para a cidade de São Gonçalo”, informa Mara.

Marlucia Rodrigues, de 63, foi outra modelo participante do ensaio. A aposentada afirma que quando o grupo Estrelas Negras se reuniu para essa ideia, foi uma das primeiras a aceitar. Moradora do Engenho Pequeno, ela diz que sempre desfilou no Carnaval e nunca imaginou que poderia se tornar a modelo de um projeto tão bonito quanto esse. “Todos os anos eu desfilo, pois sempre gostei de mostrar para o mundo que não é por ser mulher e negra que vão me impedir de lutar pela minha identidade. Esse ensaio é capaz de despertar em nós a beleza do gênero feminino e mostrar a luta de tantas mulheres contra a invisibilidade e a desigualdade racial ainda existente na sociedade. Logo, participar desse trabalho com mulheres simples que do dia para noite se transformam em estrelas é uma experiência única”, ressalta.

A exposição ficará exposta das 9h às 16h30, de segunda a sexta-feira, na sede da Prefeitura, no Centro da cidade, até o dia 29 de novembro.

Autor: Raquel Muniz
Foto: Jonas Guimarães