Início > Meio Ambiente > Programa Limpa Rio avança nas ações em São Gonçalo

Programa Limpa Rio avança nas ações em São Gonçalo

Publicado em:  01/03/2024

Equipes também estão realizando limpeza em Itaúna e no Jardim Catarina

O Programa Limpa Rio, uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Governo do Estado, segue realizando ações no município, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Meio Ambiente. Nesta sexta-feira (1), equipes estão fazendo a dragagem do Rio Alcântara, no trecho do Alcântara; e limpeza do Rio Valéria, em Itaúna, que é afluente do Rio Salgueiro; e do Canal Jardim Catarina, no Jardim Catarina Velho e Novo, afluente do Canal Isaura Santarém.

O objetivo do Limpa Rio é realizar a manutenção e a limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no Estado do Rio de Janeiro. Ao retirar os resíduos, que acabam impedindo a passagem da água em alguns pontos, o fluxo normal do rio é facilitado, evitando que o nível da água se exceda durante as chuvas e diminuindo os alagamentos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Afonso, destacou a importância do projeto, que vem sendo feito desde 2021 em São Gonçalo, a pedido do prefeito Capitão Nelson.

“Junto com o Inea, estamos realizando um trabalho importante e estamos tendo uma resposta positiva na questão de alagamentos. No entanto, a população também deve se conscientizar e evitar jogar resíduos nos rios, córregos e nas ruas. Esses resíduos acabam causando os alagamentos quando chove, pois impedem que a água circule normalmente. Estamos conseguindo três frentes de trabalho no município e isso é uma coisa inédita”, contou.

O serralheiro Geraldo Barboza, de 58 anos, falou que o bairro do Alcântara, onde ele mora, sofre muito com as enchentes. “Eu espero que esse trabalho melhore para a gente aqui. No nosso bairro, chove muito e alaga. Limpeza é algo sempre bom e esperamos que diminua os alagamentos aqui. Mesmo assim, é importante que as pessoas se conscientizem e não joguem lixo nos rios. Foram poucas as vezes que vi limpezas do tipo aqui”, contou.

No final de 2023, foram retirados 3,8 toneladas de materiais do Rio Alcântara, 2,8 toneladas no Rio Brandoas e 3,2 toneladas no Rio Valéria, isso em apenas dois dias de trabalho. Esses materiais foram devidamente encaminhados para a Central de Tratamento de Resíduos Alcântara (CTR-Alcântara), seguindo as normas adequadas de descarte de resíduos.

Já foram realizados serviços de limpeza e desassoreamento também no rio Marimbondo, Porto Novo; rio Aldeia, no Rio do Ouro; rio Coelho, no Coelho; canal Califórnia, no Boaçu; rio Imboaçu, na Brasilândia, Vila Yara e Boaçu; rio Brandoas, no Vila Lage; canais de drenagem do rio Guaxindiba, em Guaxindiba; rio Luiz Caçador, no Luiz Caçador; rio Salgueiro, no Salgueiro. Ao todo, o trabalho já foi feito em quase oito quilômetros de corpos hídricos do município.

Os próximos rios que receberão o Programa Limpa Rio são o Canal Isaura Santarém, no Jardim Catarina; o rio Guaxindiba, em Guaxindiba; o rio Camarão, em Guaxindiba; o rio Porto da Pedra, no Porto da Pedra, a continuação do rio Alcântara, com trechos na Trindade; e no rio Mutondo, na Trindade.

Em ação integrada com o Programa Limpa Rio, as secretarias de Conservação e de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Gonçalo mantêm equipes diariamente nas ruas, atuando na desobstrução das redes de águas pluviais, bueiros e bocas de lobo, além de limpeza de valões, córregos e margens de rios.

Foto: Renan Otto