Início > Educação > Programa Saúde na Escola dá orientações sobre hanseníase

Programa Saúde na Escola dá orientações sobre hanseníase

Compartilhe isso:


Publicado em:  30/10/2024

Palestra na Secretaria de Educação reúne profissionais da rede municipal

O Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as secretarias de Saúde e Defesa Civil e Educação, promoveu, nesta quarta-feira (30), uma palestra com a coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, Savana das Graças. O evento reuniu diretores, orientadores educacionais e orientadores pedagógicos das escolas municipais, que receberam informações sobre sintomas e tratamento da Hanseníase, no auditório da Secretaria de Educação, no Mutondo.

O evento alertou para a conscientização da população e identificação da doença, para que os funcionários saibam agir de forma assertiva e possam instruir a pessoa para o tratamento correto.

“A palestra tem como objetivo contar a história da hanseníase em São Gonçalo e comparar com outros países, além de explicar como acontece a transmissão da doença e como se identifica sinais e sintomas. É um momento para tirar dúvidas de como lidar com alunos e familiares no ambiente escolar”, afirmou a coordenadora do PSE, Mônica Marques.

Além dessa, o PSE ainda fará outras capacitações alertando sobre outras questões pertinentes à saúde no ambiente escolar como Tuberculose; Saúde da população negra e doença falciforme; Diálogo sobre preconceitos no ambiente escolar gerando Violências/ bullying e Prevenção e tratamento das IST/AIDS.

“Sabemos que hanseníase é uma das doenças mais antigas do mundo e rodeada de mitos, mas, através dessa palestra tivemos a possibilidade de desmistificar muitas falas equivocadas. A palestra também foi fundamental para aquisição de mais conhecimentos sobre a doença e de auxílio para nossa atuação enquanto profissionais da educação, caso tenhamos alguma situação de Hanseníase com um aluno ou em sua família, dentro da escola”, disse a diretora da Escola Municipal Maria Eulália Conceição de Oliveira Maciel, no bairro Raul Veiga, Débora Rezende.

Autor: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content