Início > Cultura e Turismo > Projeto Cria SG abre inscrição para novas turmas

Projeto Cria SG abre inscrição para novas turmas

Publicado em:  11/07/2023

Inscrições podem ser feitas até o dia 28 deste mês. Aulas terão início em agosto

Estão abertas as inscrições para as novas turmas do projeto Cria SG, da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, com aulas gratuitas de dança, teatro, música, coral, artesanato, animação de festa para os moradores de São Gonçalo. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de julho.

O projeto é direcionado para moradores do município, a partir dos 14 anos de idade, como forma de incentivar, fortalecer e desenvolver a cultura na cidade de São Gonçalo. As vagas são limitadas de garantir a qualidade de aprendizado de todos os alunos.

Os cursos terão seis meses de duração e as aulas terão início a partir do dia 7 de agosto.

As aulas serão ministradas nos turnos da manhã e tarde, no Teatro Municipal de São Gonçalo e também no Centro Cultural Joaquim Lavoura.

Inscrição e matrícula

A inscrição deverá ser realizada no período de 10 de julho a 28 de julho de 2023, podendo ser prorrogada, no Teatro Municipal George Savalla Gomes, na Rua Dr. Feliciano Sodré, 100, Centro, e no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Avenida Presidente Kennedy, 721, na Estrela do Norte, de segunda a sexta, das 9h às 17h ou através do link

Para matrícula é necessário levar identidade, CPF e comprovante de residência e será realizada de 01 de agosto a 04 de agosto, no mesmo local e horário das inscrições.

Certificado:

Para aprovação e certificação, o cursista deverá ter, no mínimo, 80% de presença em todo curso. O certificado será entregue na data e local definidos pela Secretaria de Turismo e Cultura após o término do curso.

Estrutura e conteúdo dos cursos

Dança: As diferentes linguagens artísticas do jazz e suas vertentes. Memorização, agilidade, força, energia, expressão, trabalho em equipe, ritmo, alongamento e coreografias.

Animação: Animação de Festa Infantil. Planejar, organizar, executar, personagens, brincadeiras, músicas, pinturas, balões e dicas de como divulgar o seu trabalho.

Artesanato: Introdução à técnica de modelagem com biscuit (porcelana fria). Introduzir os alunos à técnica de modelar, familiarizar os alunos com os materiais e ferramentas necessários, desenvolver habilidades motoras finas e criatividade, estimular a expressão artística e a apreciação do trabalho manual, capacitar e formar artesãos e orientar e estimular à aquisição da Carteirinha do Artesão.

Música: Rotina de estudos, o violão, qual violão adquirir, segurando o violão (mão esquerda e mão direita), notas musicais, cordas do violão, afinando, complemento teórico, dedilhado, arpejos, acordes maiores e acordes menores, acordes sustenido maior e acordes sustenido menor, acordes bemol maior e acordes bemol menor, acordes maior com sétima e acordes menor com sétima, ritmos, aprendendo a ler cifra e se divertindo com as canções.

Coral: Prática da música vocal em conjunto, desempenho vocal, respiração diafragmática, afinação, técnica vocal, qualidade sonora e expressividade, estudo de repertório coral adulto e juvenil a capela e/ou com acompanhamento instrumental.

Teatro-Turma A: Palco (tipos e planos), plano de ator, atenção e foco, lógica de posicionamento cênico (em relação ao colega de cena e em relação à luz), emoções, planos de atores (íntimo, médio, distante) e serão utilizados técnicas e exercícios teatrais baseados nos ensinamentos de Stanislavisky e Viola Spolin.

Teatro- Turma B: Fundamentos do Teatro (história), jogos teatrais (Viola Spolin), espaço cênico, consciência corporal, consciência vocal, expressão, improvisação e criação de personagem.

O regulamento para as novas turmas do Cria SG pode ser acessado através do seguinte endereço: