Início > Educação > Projeto LER auxilia estudantes da rede municipal de São Gonçalo

Projeto LER auxilia estudantes da rede municipal de São Gonçalo

Publicado em:  05/08/2022

Atividades são oferecidas no contraturno escolar

Concentrado na leitura da fábula “A Cigarra e a Formiga”, Kauan Lopes, de 8 anos, já consegue ler as palavras mais difíceis sem hesitar. Ele é um dos 48 alunos da Escola Municipal Professora Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro Amendoeira, que frequenta as aulas do Projeto Ler (Ler, Escrever e Raciocinar) desde maio deste ano, no contraturno escolar. O projeto atende a 24 escolas, com mais de 500 inscritos.

Para Kauan, as aulas extras estão fazendo muito efeito. Em apenas cinco aulas, já estava lendo melhor e com fluência. Ele sente que, com essas atividades do contraturno, ele consegue fixar melhor o conteúdo por ter mais tempo e dedicação da professora.

“Eu cheguei nessa aula com muita dificuldade mas, em cinco dias, eu aprendi a ler melhor. Aqui, à tarde, a gente tem muita leitura, isso é bom para treinar, para que a gente possa ler e escrever e chegar na aula da manhã sabendo mais”, conta o aluno.

Criado para ajudar os alunos que estão com defasagem no aprendizado em função dos dois anos de afastamento por conta da pandemia, o Projeto Ler (Ler, Escrever e Raciocinar) está refletindo positivamente até no comportamento dos alunos. Segundo a professora Rosimere Cornelio, eles respeitam muito o horário da aula e estão sempre interessados no conteúdo.

“A maioria chegou aqui com muita dificuldade, muitos alunos ainda não conseguiram atingir a leitura. É um trabalho simples, de formiguinha, são degraus. A pandemia atingiu muito a comunidade, mas agora estamos realizando esse trabalho redobrado e os alunos estão no caminho certo. As formações oferecidas pela Secretaria de Educação estão me ajudando muito a descobrir novos métodos e a inovar na hora de ensinar, estou tendo muito apoio”, explicou a professora.

A diretora Bárbara Rios se emocionou ao ver Kauan lendo. Ela lembrou que o menino, muito comunicativo, elogiou o projeto já nas primeiras aulas e contou para a família cada nova conquista. Para ela, o projeto trouxe para dentro da escola um suporte muito necessário neste momento.

“Quando eu vejo o depoimento do Kauan eu penso que estamos acertando, estamos no caminho certo. A escola, a secretaria e o governo estão pensando de forma onde a educação é prioridade e está oferecendo ensino de qualidade ao aluno”, afirmou a diretora.

Foto: Luiz Carvalho