Início > Saúde > São Gonçalo avança no atendimento odontológico gratuito

São Gonçalo avança no atendimento odontológico gratuito

Compartilhe isso:


Publicado em:  29/09/2023

Município conta agora com três centros de especialidades (CEOs)

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Neves e Barro Vermelho ganharam um reforço este ano com a inauguração do Centro de Imagens e Especialidades de São Gonçalo (Ciesg), no Vila Três, que contempla mais um CEO. No entanto, os atendimentos odontológicos especializados já avançaram no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2022 com aumentos de atendimentos de 45% e 18%, respectivamente. 

    A demanda de saúde bucal que não é realizada nos consultórios odontológicos dos postos de saúde é encaminhada para os CEOs, que fazem os atendimentos especializados. Neles, os gonçalenses têm acesso a cinco especialidades da Odontologia: cirurgia buco-maxilo-facial, periodontia, estomatologia, endodontia e pacientes com necessidades especiais.

  Todas as especialidades tiveram aumento este ano em relação ao ano anterior. No CEO de Neves, os atendimentos passaram de 3.535 para 5.128 – um aumento de mais de 45% no primeiro semestre. Já no CEO do Barro Vermelho, o aumento foi de mais de 18%, passando de 1.223 atendimentos para 1.448 no mesmo período. 

    A expectativa – com a implantação do CEO do Ciesg – é que a capacidade de atendimento aumente em mais de 100%. Só nos dois primeiros meses de funcionamento, a unidade realizou 1.753 procedimentos. A quantidade é um pouco menor do que tudo que foi realizado nos CEOs Neves e Barro Vermelho durante todo o ano de 2021: 2.519. No ano de 2022, os procedimentos quase triplicaram: 6.852. 

     “As equipes de saúde bucal das unidades básicas de saúde realizam os procedimentos mais simples, como as restaurações, limpeza e extrações simples. Conforme a necessidade de tratamentos mais aprimorados, como um tratamento de canal, extrações de sisos, tratamento de gengivas e algumas cirurgias, eles são encaminhados para para os CEOs”, disse o subsecretário de Saúde Bucal, Dr. Paulo Alberto do Nascimento. 

     Os CEOs não são porta aberta, ou seja, as pessoas não podem procurar o local sem ter um encaminhamento. Só é atendido quem já passou pelo posto de saúde. Para ter acesso aos atendimentos de saúde bucal, os gonçalenses devem procurar as unidades de saúde mais próximas de sua residência para marcar consulta. 

Autor: Ascom
Foto: Luiz Carvalho
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content