Início > Saúde > São Gonçalo faz levantamento sobre Aedes aegypti

São Gonçalo faz levantamento sobre Aedes aegypti

Compartilhe isso:


Publicado em:  08/01/2024

Análise acontece ao longo desta semana. Para não prejudicar a amostragem, a pulverização de inseticida não acontecerá

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsa) realiza, nesta semana – entre os dias 8 e 12 de janeiro, inclusive na quarta-feira (10), feriado do padroeiro da cidade – São Gonçalo do Amarante –, o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por este motivo, não haverá o serviço de pulverização de inseticida e sanitização contra o coronavírus. 

O LIRAa é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde e serve para mostrar o risco de contaminação das doenças, principalmente da dengue, através do Índice de Infestação Predial (IIP). As visitas aos imóveis são realizadas pelos agentes da Vigilância em Saúde Ambiental da Semsa. Para não prejudicar a amostragem, a pulverização de inseticida não pode acontecer. 

O levantamento permite saber a quantidade de casas com a presença de larvas de mosquito. A pesquisa também mostra os recipientes preferidos para a postura das larvas. As informações ajudam nas ações de pulverização de inseticida que acontecem semanalmente, além de outros meios de prevenção da doença. 

O trabalho é essencial. No entanto, a população também deve fazer a sua parte em relação às doenças e os meios de prevenção. Para ajudar no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, os moradores devem evitar qualquer acúmulo de água, por menor que seja, nas casas e quintais. 

A Vigilância em Saúde Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas pelo telefone da Vigilância Ambiental (21) 3195-5198, ramal 1008 ou da Coordenação de Vetores (21) 2604-6446.                      

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content