Início > Saúde > Saúde realiza ação no Dia Internacional de Combate às Drogas

Saúde realiza ação no Dia Internacional de Combate às Drogas

Publicado em:  26/05/2017

O Dia Internacional de Combate às Drogas foi celebrado na manhã desta segunda-feira (26) em São Gonçalo com uma grande ação de conscientização e orientação na Praça Dr. Luiz Palmier, no Rodo. O objetivo é auxiliar a população a conhecer os programas municipais destinados ao combate às drogas.

Realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, a atividade contou com a atuação de profissionais da Subsecretaria de Combate às Drogas, Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Consultório na Rua, Subsecretaria Municipal de Política para as Mulher, além do projeto Lei Seca, pacientes e organizações não-governamentais (ONGs) envolvidas nas ações de prevenção e na luta contra a dependência.

“Entre as causas que levam ao vício, estão a curiosidade, conflito familiar, fuga às responsabilidades, insegurança e desinformação. De maneira geral, a curiosidade e a desinformação, que, juntas, costumam levar o jovem a usar pela primeira vez determinado tipo de droga, como a maconha ou o álcool”, explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Profissionais realizaram aferição da pressão arterial, auriculoterapia, teste de glicose, além de de orientações sobre os serviços realizados no município. Para o subsecretário de Álcool e Drogas, Luciano Gomes, o uso de drogas entre adolescentes é uma grande preocupação para os pais na sociedade de hoje.

“A prevenção é sempre a melhor estratégia e vamos discutir como podemos contribuir para evitar o consumo dessas substâncias. Um fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as consequências que ele traz para si e para as demais pessoas”, explica Luciano.

Usuário de álcool e cigarro durante 30 anos, Márcio Souza, 51, participa da Pastoral de Sobriedade da Igreja de SantAnna há dois anos e neste período realiza o tratamento.

“Sou dependente químico em recuperação há dois anos. Entrei nessa por modismo quando ainda era adolescente. Eu achava que poderia controlar mas a partir do momento que usamos a droga por necessidade, nos tornamos dependentes. Cada um tem um fundo do poço, o meu foi a destruição da minha saúde. Quando percebi que estava me matando, procurei ajuda”, conta.

A ação foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde Dimas Gadelha, secretário de Governo Rodrigo Siqueira (Tiquinho) e o subsecretário municipal de Álcool e Drogas, Luciano Gomes.

Autor: Marcelle dos Santos Correa Batista
Foto: Marcio Oliveira