Início > Planejamento e Projetos Especiais > Secretaria de Planejamento promove palestra do Outubro Rosa no Residencial Venda Cruz

Publicado em:  10/10/2019

Em comemoração ao mês do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos Especiais, em parceria com a Coordenação do Espaço Rosa, está realizando um evento destinado aos moradores do Residencial Venda da Cruz e suas proximidades. O evento, que ocorrerá na próxima terça-feira (15), às 14h, no auditório da Guarda Municipal, localizado dentro do empreendimento Minha Casa Minha Vida, contará com uma palestra de conscientização sobre o câncer de mama e a campanha de doação de cabelos para as pacientes com câncer da unidade. O objetivo é incentivar as mulheres do município sobre a importância da prevenção.

“Queremos trazer ao cotidiano das mulheres e homens que o câncer, principalmente de mama, é grave, mas tem cura e prevenção. Vamos mostrar a importância de se autoexaminar e identificar sinais que podem caracterizar a presença de nódulos benignos ou malignos, uma vez que diagnosticando o câncer no início, a chance de cura é muito maior. Convidamos profissionais do Espaço Rosa para dar apoio nesse tema que abrange mulheres de todos lugares e qualquer idade”, explica Luciana Vieira, responsável técnica do setor social da Secretaria de Planejamento.

Na programação, o palestrante abordará a história do Outubro Rosa e a importância da prevenção e do autoexame, mostrando figuras que identificam sinais, contará um pouco do trabalho do Espaço Rosa e como a população deve se precaver. Além do incentivo dos exames de rotina, principalmente, as ultrassonografias e a mamografia (anual para as mulheres a partir dos 40 anos e caso tenha histórico familiar, a partir dos 35).

No dia, as pessoas que se interessarem, também, poderão participar da campanha de doação de cabelos do Espaço Rosa. Haverá corte gratuito pelo cabeleiro parceiro da unidade, Serginho Tesoura de Ouro, para a confecção de perucas de pacientes em tratamento com a quimioterapia da unidade.

Autor: Raquel Muniz