Início > Saúde > Vigilância Sanitária realiza capacitação com instituições em SG

Vigilância Sanitária realiza capacitação com instituições em SG

Compartilhe isso:


Publicado em:  17/06/2019

Garantir os direitos e assegurar a redução dos riscos à saúde. É o que consta na resolução 283 do Ministério da Saúde, que estabelece as normas de funcionamento para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Como forma de capacitação, a Vigilância Sanitária de São Gonçalo realizou nesta segunda-feira (17) um encontro com gestores e técnicos de mais de 50 instituições, que abordou a segurança e a legislação sanitária para o bom funcionamento das casas de acolhimento.

“Nós da equipe técnica, junto ao secretário de Saúde, decidimos planejar uma série de capacitações e atividades baseadas nas leis da Anvisa que estão em vigor para desconstruirmos o pensamento punitivista que se tem sobre a Vigilância. Para além de multar quando necessário, nosso trabalho é orientar e dialogar com a rede. Nosso objetivo é ouvir esses gestores para garantirmos o bem-estar de toda população”, disse Márcio Barreiros Fernandes, coordenador da Vigilância Sanitária de São Gonçalo, que ainda afirmou que este é o primeiro passo de uma série de capacitações. Segundo Márcio, o pontapé foi dado junto a instituições de cuidado com idosos e profissionais da odontologia, e ainda terão encontros com a rede da saúde, comerciantes, redes alimentícias, dentre outros.

Com um trabalho de fiscalização e prevenção, um dos objetivos da Vigilância é minimizar o risco sanitário. Aos gestores e profissionais presentes na atividade, a enfermeira e fiscal sanitária, Maria Cláudia Castelo, destacou a importância da preservação planejada dos espaços, garantindo bem-estar e dignidade aos idosos acolhidos.

“Cada idoso é único. O ambiente do abrigo precisa ser acolhedor. Nossa intenção é trabalhar com processo de saúde e acolhimento. Toda instituição deve ser espaço de dignidade!”, destacou.

Já na parte da tarde a atividade teve como público alvo a legislação sanitária aplicada aos serviços de odontologia, inspeções e estruturas necessárias para consultórios.

Para a técnica de enfermagem Maraísa Rocha, que atua no Lar de Isabel, instituição que abriga 20 idosos no bairro Trindade, o dia foi de aprendizado.

“É fundamental a gente estar a par dos conhecimentos e exigências técnicas. A prevenção e o conhecimento previnem os erros e garantem que a gente faça um serviço focado no cuidado das pessoas!” , disse.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, ressalta que a capacitação como prevenção pode salvar vidas.

“Como fiscalizador, é imprescindível que o serviço público esteja não só próximo das instituições, mas se coloque à disposição para garantir a capacitação de cada um destes profissionais. A prevenção de um erro pode salvar vidas e garante a excelência no trabalho das instituições!”, afirmou.

Autor: Thayná Valente
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

Skip to content