Início > Planejamento e Projetos Especiais > Cartão de estacionamento para idosos e PCD através do Colab

Cartão de estacionamento para idosos e PCD através do Colab

Publicado em:  12/09/2023

Procedimento é realizado de forma totalmente virtual

Os gonçalenses agora contam com mais uma facilidade através do aplicativo Colab, que possibilita a emissão do cartão do Estacionamento do Idoso e do Cartão de Estacionamento PCD. A emissão do documento, desde a solicitação até a entrega, é totalmente online, evitando que o solicitante tenha necessidade de se deslocar para ter o documento físico. A impressão pode ser feita em casa após o pedido ser concluído. As autorizações serão concedidas pela Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura de São Gonçalo.

O cartão de estacionamento é uma autorização especial para veículos conduzidos por pessoas idosas ou com deficiência ou, ainda, pessoas que as transportem para poder estacionar, pois o documento é vinculado ao idoso ou à pessoa com deficiência.

Podem solicitar o documento as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos ou com deficiência que residam no município de São Gonçalo. São solicitados documentos de identidade oficial com foto e assinatura, comprovante de residência em nome do requerente, cônjuge ou terceiro (com até 6 meses de emissão); em caso de representante legal, apresentar documento de identidade com foto e documento que comprove a representação legal e atestado médico devidamente preenchido, no caso dos cartões para PCD.

As vagas especiais são demarcadas com a expressão ‘idosas’ ou ‘símbolo internacional de acesso’. Apesar de o município conceder a autorização, ela é válida para todo território nacional.

Principais etapas para solicitar os documentos pelo COLAB

1 Baixe o aplicativo Colab

2 Na área serviços, escolha ‘cartão estacionamento : 60+’ ou ‘Cartão estacionamento: PCD’

3 Preencha as informações solicitadas (Nome, CPF, data de nascimento, telefone e e-mail) para receber o cartão

4 Anexe os documentos solicitados

5 Confirme as informações e finalize

A Secretaria Municipal de Transportes enviará a credencial de estacionamento por e-mail, caso a pessoa tenha direito . Uma notificação avisando sobre a atualização do pedido será enviada pelo aplicativo. Acompanhe o status da solicitação também pelo aplicativo, no próprio serviço.

Orientação para impressão do cartão

O cartão de estacionamento deve ser impresso necessariamente no tamanho A4 e colorido.

Pode dobrá-lo ao meio e plastificar, caso queira.

O cartão terá de ser impresso e posicionado no retrovisor, com a parte da frente visível para que o fiscal possa verificar a veracidade do cartão de estacionamento.

Observações

Em caso de não utilização do cartão em vaga ou fraude, uma multa poderá ser aplicada, bem como retenção do cartão. O cartão é válido para todo o Brasil. Em caso de perda ou roubo é possível emitir uma segunda via a qualquer momento.

Atente-se à data de vencimento do cartão para renovação, essa informação encontra-se no documento. O cartão é vinculado à pessoa e não ao veículo, portanto, para utilizá-lo, a pessoa idosa ou deficiente deverá estar presente no veículo.