Início > Semimd > Centro Dia do Idoso celebra Dia de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa

Publicado em:  17/06/2019

No dia 15 de junho se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Em alusão à data, as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência realizaram, nesta segunda-feira (17), uma roda de conversa sobre o tema com usuários do Centro Dia e o Espaço Avançado de Atendimento à Saúde do Idoso, no Jardim Catarina.

Para discutir e conscientizar sobre as diversas formas de violência, como física, sexual, psicológica, entre outras, a equipe do espaço realizou encenações e tirou dúvidas dos idosos que participaram do evento.

“Foi um momento de orientação e para esclarecer dúvidas. Nosso intuito foi, além de ajudar a identificar, conscientizá-los em relação aos órgãos que eles podem procurar caso sofram ou saibam de pessoas que estejam sofrendo algum tipo de violência e assim serem multiplicadores, ajudando a diminuir o número de vítimas de violência. Esse espaço é um sonho do prefeito e estou muito feliz de poder estar contribuindo para a realização de tudo o que vem sendo realizado nesse centro de referência”, explicou Elisa Bamberg, enfermeira gerontóloga.

Atualmente com 114 usuários, o Centro Dia conta com uma equipe formada por psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de enfermagem e oficineiros. José Meireles, de 74 anos, é morador do bairro e participa das atividades do espaço desde a inauguração, em março.

“Todos os dias, de manhã e à tarde, eu venho participar das atividades do Centro Dia, eu gosto muito deste lugar. A palestra de hoje me fez ficar mais atento em relação aos tipos de violência contra o idoso”, disse José.

Maria Auxiliadora Rodrigues, subsecretária da Atenção Básica, afirma que trabalho em equipe é o diferencial no fortalecimento e implementação de políticas públicas de qualidade para a população.

“Ver o desenvolvimento e evolução dos nossos idosos, desde a inauguração, até hoje, faz com que tenhamos certeza que estamos no caminho certo. E é graças ao trabalho em rede, cada vez mais fortalecido, que estamos conquistando tantos resultados positivos”, contou Maria Auxiliadora.

Além do Disque 100, a vítima de violência pode denunciar e buscar ajuda no Conselho do Idoso, Ministério Público, Delegacia de Polícia e unidades de saúde.

“No próximo mês realizaremos a reunião do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa aqui no Centro Dia junto com todos os usuários. Vamos falar sobre o Estatuto do Idoso e os serviços que o Conselho oferece para esse público. É importante mantê-los informados de seus direitos”, disse Neide Carvalho, presidente do conselho.

Para Leandro Suzarte, subsecretário de Políticas Públicas para o Idoso, eventos deste tipo enaltecem a data e fazem com que a população fique mais consciente.

“Temos visto diariamente o crescente número de casos de violência contra essa parcela da população. Muitos têm buscado ajuda na nossa subsecretaria e quando enaltecemos uma data como essa, nós estamos levantando a bandeira de Não à Violência!”, afirmou Leandro.

Autor: Luciana Pimentel