Início > Desenvolvimento Social > Conferência da Criança e do Adolescente dá voz ao protagonismo e luta por direitos em SG

Publicado em:  22/10/2018

A 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente marcou história. Esta foi a primeira vez que um adolescente sentou à mesa, representando e dando voz a todos os jovens do município. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-SG), e aconteceu no último final de semana (19 e 20), no Teatro Carequinha, em Neves.

A conferência teve como principal objetivo discutir políticas públicas sobre a infância e adolescência no município. A abertura foi realizada pelo NEACA (Núcleo Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima de Violência Doméstica e Sexual), com dezenas de crianças promovendo apresentação cultural e musical sobre o tema “Sou criança e conheço meus direitos”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, conta que participa desde a primeira edição da conferência, quando ainda exercia função de conselheira tutelar. Para ela, é importante manter o trabalho em rede.

“Hoje estou representando o prefeito e um governo que é comprometido com todas as pessoas e todos os segmentos da sociedade. Estamos avançando em políticas públicas, programas e propostas para melhorar a condição das crianças e adolescentes em nossa cidade. É essencial que cada um faça o seu papel”, avaliou.

Para a subsecretária de Proteção Especial, Mariângela Valviesse, é gratificante ver que cada vez mais pessoas se juntam ao movimento para colaborar com a causa e lutar pela garantia de direitos. “Esse é o caminho sempre. Mesmo com as dificuldades, não podemos desanimar”, disse.

De acordo com o vice-presidente do CMDCA-SG, Haroldo Granja, a conferência também teve como função homologar propostas e escolher a delegação que levará as demandas da cidade para a etapa estadual. “Cada conferência é um desafio maior. Desta vez, tratamos de diversidade, enfrentamento à violência e políticas integradas. Ainda inserimos um adolescente à mesa de discussão, para tornar o debate ainda mais democrático”, ressaltou.

A programação de sexta-feira ainda contou com palestra sobre “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências”. A mesa principal foi composta pela secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo; subsecretária de Proteção Especial, Mariângela Valviesse; vice-presidente do CMDCA-SG, Haroldo Granja; representante do Centro de Criação e Imagem Popular (CECIP), Mariana Koury Pinheiro; representante do Conselho Tutelar, José Granjeiro; representante do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jantiena de Jonge; Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro, Maria Eufrásia; e o representante do Movimento Pró-Criança, Guilherme Daniel de Jesus, que também representou todas as crianças e adolescentes do município.

No sábado foi a vez dos grupos de trabalho discutirem cinco eixos temáticos: Garantia de direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes; Orçamento e financiamento das políticas para a crianças e adolescentes; Participação, comunicação social e protagonismo e Espaços de gestão e controle social das políticas públicas. Além de apresentações culturais dos adolescentes do Centro de Acolhimento e Cidadania (CAC).

“Todas as nossas ações têm um propósito. A conferência é um bom momento democrático para as pessoas conversarem e discutirem sobre aquilo que é melhor para a nossa cidade. Foram dois dias de muito diálogo e propostas”, destacou o prefeito José Luiz Nanci.

Autor: Thayná Valente
Foto: Lucas Alvarenga