Início > Assistência Social > Espaço Azul completa um ano de funcionamento em São Gonçalo

Espaço Azul completa um ano de funcionamento em São Gonçalo

Publicado em:  07/04/2023

Local atende a pessoas autistas ou com síndrome de Down

No Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, um importante marco é celebrado na cidade de São Gonçalo. Nesta sexta-feira (7), o Espaço Azul, local dedicado ao atendimento e prestação de serviços para pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e síndrome de Down, completa um ano de pleno funcionamento.

O ambiente, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Coordenação Municipal de Acessibilidade e Inclusão (Comai), em parceria com o Shopping São Gonçalo, já acolheu e deu apoio a mais de 1.500 crianças e suas famílias, desde a sua inauguração. A unidade funciona na sala 210 do São Gonçalo Shopping, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

“O Espaço Azul tem como objetivo principal o acolhimento da família atípica, onde as famílias podem ser ouvidas sem julgamento. Sabemos que a rotina de investigação e pós diagnóstico não é nada fácil, principalmente quando essa família não sabe como proceder mediante a isso. Então, o Espaço Azul é para acolher, orientar, direcionar e criar vínculo, pois sempre estamos presentes na vida dessas famílias através de eventos mensais realizados”, destacou a coordenadora do espaço, Roberta Maia.

No Espaço Azul, são oferecidos: acolhimento para as famílias e a pessoa com TEA e Síndrome de Down; orientações sobre emissão de 2ª via de documentos, passe livre, cartão de estacionamento e benefícios sociais; agenda de palestras e roda de conversa; e divulgação e promoção de eventos especiais e exclusivos para pessoas com TEA e síndrome de Down.

No espaço também é possível fazer o cadastro e a emissão da Carteira Municipal Simplificada para pessoas com TEA e síndrome de Down. Fernanda de Souza, mãe da Isabelly, de 6 anos, viu no espaço um lugar de apoio e acolhimento.

“Tive o diagnóstico de TEA da minha filha em dezembro do ano passado e foi um baque muito grande. Mas, graças a mães de outras crianças da escola dela, fiquei sabendo do Espaço Azul e posso afirmar que foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Não sei se conseguiria sem o apoio de toda a equipe que, desde o primeiro momento em que cheguei no espaço, chorando muito, me acolheu e deu todo apoio possível. Passado o primeiro momento de escuta, pude ter todo o suporte para garantir os direitos da minha filha”, afirmou Fernanda.

Além do Espaço Azul, os gonçalenses também podem solicitar as carteirinhas da Pessoa com Autismo e da Pessoa com Síndrome de Down, através do aplicativo Colab.

A carteirinha é um documento que contém informações importantes sobre a pessoa com síndrome de Down ou com Autismo. Uma ferramenta para ajudar a garantir os cuidados e apoio adequados, quando for necessário.

“A carteirinha é um passo importante para garantia de direitos e um pequeno passo para caminharmos rumo ao censo municipal para sabermos números exatos e confiáveis sobre quantidade de autistas e pessoas com síndrome de Down na nossa cidade. Para avançarmos em busca de mais unidades de atendimento se faz necessário o censo e a carteirinha municipal é uma oportunidade para isso”, disse Roberta.

Para solicitar  a carteirinha da Pessoa com Autismo e da Pessoa com síndrome de Down basta baixar o aplicativo Colab e se cadastrar. A documentação necessária para solicitar a carteirinha são:

– Laudo médico comprovando a Síndrome de Down ou autismo e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CIU). O laudo só será aceito se for emitido por médicos neuropediatras, geneticistas, neurologistas ou psiquiatras.

– Documento ou exame que comprove o tipo sanguíneo

– RG ou certidão de nascimento da pessoa com Síndrome de Down ou autismo

– Fotografia recente, demonstrando área do rosto

– Comprovante de residência recente

O responsável legal pela criança também deve anexar os seguintes documentos;

– Documento de identidade com foto do (a) responsável legal ou procurador (a)

– Documento que comprove o vínculo do (a) responsável legal ou procurador (a)

Foto: Julio Diniz