Início > Comunicação Social > Gabinete de crise define prioridades para atender gonçalenses

Gabinete de crise define prioridades para atender gonçalenses

Publicado em:  20/11/2023

Prefeito Capitão Nelson convocou reunião com a Enel e secretarias municipais

Com os frequentes protestos que têm ocorrido em diferentes pontos da cidade devido à falta de energia elétrica em vários bairros, o prefeito Capitão Nelson convocou, em caráter de urgência, na tarde desta segunda-feira (20), um gabinete de crise, reunindo as secretarias de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Conservação, Transportes, Defesa Civil, Ordem Pública, Comunicação Social, Desenvolvimento Urbano e representantes da concessionária Enel, a fim de definir ações prioritárias para o restabelecimento da energia elétrica e reparos de estragos ocasionados pela tempestade da noite do último sábado (18). A reunião foi realizada na sede provisória da Prefeitura de São Gonçalo, no bairro Estrela do Norte.

Após dois dias do temporal, segundo levantamento feito pela própria Enel, aproximadamente 64 mil domicílios ainda estão sem energia elétrica na cidade. A Prefeitura se reuniu com representantes da concessionária para definir prioridades e para que as equipes das secretarias atuem de forma integrada, dando suporte às ações da concessionária para que o fornecimento de energia seja restabelecido o quanto antes.

“É inadmissível que nossa população siga sofrendo com essa falta de energia que teve início ainda no sábado. A Prefeitura vai atuar em suporte à concessionária para agilizarmos as ações pela cidade e providenciar o quanto antes a volta do fornecimento de energia para inúmeras famílias que estão sofrendo neste momento”, disse o prefeito Capitão Nelson.

A Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais atua como ponto focal, organizando e filtrando as informações que são repassadas pelas secretarias municipais e que chegam através dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura, a fim de organizar demandas e definir prioridades, possibilitando uma resolução de problemas mais assertiva e eficiente.

Equipes de poda e limpeza atuarão em conjunto com as equipes de reparos da Enel, em locais que demandem corte de galhos e liberação de rede elétrica. Atuarão também em apoio logístico, encaminhando as equipes para os locais onde haja demanda. A Secretaria de Transportes estará nas ruas seguindo com os apoios ao tráfego, desobstruindo vias e também monitorando a cidade através das câmeras da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG).

As ações terão como prioridade a retirada de árvores tombadas, podas em árvores que estejam prejudicando fornecimento de energia elétrica ou ofereçam riscos à rede de alta tensão e a manutenção dos serviços públicos em equipamentos que atendem diretamente a população gonçalense, como unidades de saúde, escolas e outros.

Em resposta aos inúmeros casos de falta de fornecimento de energia, que ocorrem desde o sábado, protestos foram realizados em diferentes bairros da cidade e até mesmo rodovias, como as RJ-104 e RJ-106 e BR-101, que foram fechadas ou parcialmente fechadas por moradores revoltados com a concessionária Enel, que atua com um efetivo insuficiente para atender às inúmeras demandas da população.

Ação contra Enel

No último domingo (19), a Prefeitura de São Gonçalo ingressou com uma ação civil pública contra a concessionária ENEL, em decorrência da suspensão do fornecimento de energia elétrica no município. A Procuradoria Geral apresentou, no ato, pedido de tutela de urgência em caráter liminar, para obrigar a concessionária a restabelecer totalmente a energia no prazo máximo de 24 horas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 milhão.