Início > Planejamento e Projetos Especiais > ONU-Habitat realiza visita de reconhecimento e inicia parceria em São Gonçalo

ONU-Habitat realiza visita de reconhecimento e inicia parceria em São Gonçalo

Publicado em:  30/01/2024

Município receberá estrutura de dados para fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável

A Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), deu início à iniciativa que vai fortalecer a gestão urbana da cidade. Na última semana, a equipe do ONU-Habitat realizou uma visita de reconhecimento do território e dos equipamentos municipais de São Gonçalo para iniciar os trabalhos da parceria. A nova equipe percorreu o trecho das obras do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), futuro corredor viário da cidade, e visitou praças públicas em diversos bairros.

A iniciativa é parte de acordo, assinado em julho do ano passado, entre a Prefeitura de São Gonçalo e o ONU-Habitat, que estabelece uma parceria para aprimorar a gestão urbana da cidade. A iniciativa terá duração de 20 meses e prevê a criação de um Observatório de Políticas Públicas, a instalação do Laboratório Urbano de São Gonçalo, um Diagnóstico de Segurança Urbana e a realização de oficinas e capacitações para moradores, gestores e gestoras municipais. Na prática, a ação vai focar na análise de dados e na capacitação de gestores para capacitar a cidade para enfrentar desafios urbanos atuais e futuros.

Durante o reconhecimento, a equipe visitou a Central de Segurança de São Gonçalo com o coordenador Walace Costa, e se reuniu com a secretária municipal de Turismo e Cultura, Julia Sobreira. A atividade contou com o apoio e acompanhamento da subsecretária de Gestão Integrada de Projetos Especiais (SEMGIPE), Mariana Estevão, da subsecretária de Habitação, Gabriela Almeida, e da coordenadora do aplicativo Colab, Karina Nunes.

“A parceria entre o ONU-Habitat e a Prefeitura de São Gonçalo, por meio da SEMGIPE, destaca a união de forças para transformar desafios em oportunidades. Neste projeto, os avanços serão sempre coletivos, sem deixarmos nenhum território ou morador para trás. Por meio das atividades previstas, que incluirão a construção de uma sólida base de dados, nosso objetivo é apoiar o planejamento municipal para impulsionar políticas públicas mais inclusivas e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Nova Agenda Urbana”, disse o coordenador de Programas do ONU-Habitat, Marcus Fiorito.

As metodologias do ONU-Habitat visam reduzir as desigualdades na cidade, a partir do alinhamento das políticas urbanas do município às agendas internacionais de desenvolvimento. O monitoramento das ações, projetos e programas municipais serão fundamentais para esse objetivo, bem como o contato próximo com a comunidade local inserida nos diversos territórios.

“A expectativa pelo início do trabalho do ONU-Habitat em São Gonçalo é enorme. A SEMGIPE tem clareza de que os dados gerados serão fundamentais para alimentar políticas públicas mais assertivas, além de ampliar o potencial de impacto do Plano Estratégico Novos Rumos e colocar o município no mapa das cidades alinhadas com os ODS e com a Nova Agenda Urbana”, disse a subsecretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Mariana Estevão.

Próximos passos – A iniciativa, que terá seu evento de lançamento em breve, passará por uma etapa de revisão de planejamento em contato com diversas secretarias municipais de São Gonçalo. Além disso, o nome fantasia para a iniciativa será definido em votação popular por meio do aplicativo Colab. Acompanhe as redes sociais da Prefeitura e do ONU-Habitat para saber mais e participe da construção de uma cidade mais inclusiva.