Início > Ordem Pública > Ordem Pública busca maior proximidade com líderes comunitários de São Gonçalo

Ordem Pública busca maior proximidade com líderes comunitários de São Gonçalo

Publicado em:  04/05/2022

Secretário detalhou processo de implantação do Centro de Monitoramento

Buscando uma aproximação maior com a população gonçalense, o secretário de Ordem Pública de São Gonçalo participou, na manhã desta quarta-feira (4), da reunião do Conselho Comunitário de Segurança, realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no bairro Estrela do Norte.

Durante o encontro, que contou com autoridades policiais e representantes de comunidades do município, foram apresentados balanços sobre as reduções dos indicadores de criminalidade e considerações sobre barricadas, ações sociais, fiscalização e patrulhamento ostensivo.

Questionado pelos lideres comunitários do município sobre o Centro de Monitoramento, o secretário de Ordem Pública, Capitão Wellington Moreira, explicou o processo de implantação.

“O projeto para implantação do Centro de Monitoramento está em curso. Serão quatro fases e a previsão é que a primeira fase do projeto seja entregue até o final do ano, mas a gente sabe que existem várias intercorrências que podem acontecer. É um projeto grande, com mais de 300 câmeras, que inclui monitoramento, acercamento e identificação facial. Será uma série de facilitadores que irá colaborar no trabalho de monitoramento da cidade “, afirmou o secretário.

O comandante do 7º Batalhão de São Gonçalo, Tenente Coronel Aristheu de Goes, apresentou aos líderes de comunidades os resultados obtidos neste mês de abril em relação à redução dos indicadores de criminalidade.

“Neste mês de abril, tivemos um resultado muito expressivo na segurança pública, apesar de todos os problemas. No roubo de rua, tivemos uma queda de 58% no mês de abril; roubo de veículos, 51%; roubo de carga, 92%; e letalidade violenta, 53%. Esse resultado fez com que tivéssemos a melhor redução em todos os indicadores do Estado do Rio de Janeiro no mês de abril”, disse o comandante.

O subtenente da Operação do São Gonçalo Presente, Denis Machado, falou sobre o “Disque São Gonçalo Presente” – (21) 98251.3301 – canal de atendimento para receber as demandas da população.

“Trabalhamos integrados aos órgãos de segurança. Informamos a importância do Disque Denúncia e do número 190. Como a operação São Gonçalo Presente trabalha o policiamento de proximidade, a gente possui mais um canal de atendimento, que é o Disque São Gonçalo Presente. Ele não substitui o Disque Denúncia e o 190, mas nos ajuda a dar esse pronto atendimento, indo até o local”, disse o subtenente da Operação.

A reunião foi presidida por José Antônio Borges, presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Gonçalo, e contou também com a participação da delegada da Delegacia de Atendimento à Mulher de São Gonçalo (DEAM), Carla Tavares, os delegados Lauro Rangel (74ºDP) e Dalmir Ribeiro (72ºDP).

Foto: Julio Diniz