Início > Desenvolvimento Social > Programa Criança Feliz capacita novos visitadores

Programa Criança Feliz capacita novos visitadores

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/08/2019

O Criança Feliz promove e acompanha o desenvolvimento infantil integral na primeira infância e facilita o acesso da gestante e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. Com o objetivo de garantir uma cobertura mais ampla do programa em São Gonçalo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social iniciou, nesta segunda feira (26), a capacitação para os 12 novos visitadores que integrarão a equipe técnica do programa. A atividade acontecerá até sexta-feira (30) e está sendo realizada na sede da secretaria, em Venda da Cruz.

A principal ação do Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares que representam uma estratégia de aproximação dos serviços com as famílias atendidas. Com os novos profissionais, o município, que vem desenvolvendo o programa desde novembro de 2018, aumentará o número de atendimentos, passando de 120 para 480 famílias atendidas. Além de Alcântara, Arsenal, Colubandê, Guaxindiba, Vista Alegre e Venda da Cruz, o programa passará a abranger os bairros Boa Vista, Engenho Pequeno, Jóquei, Neves, Nova Cidade e Sacramento.

“Esses novos visitadores vêm para somar na atuação de bairros que até então não eram assistidos pelo programa. Com essa capacitação estamos ensinando métodos para trabalhar a primeira infância e a necessidade do desenvolvimento infantil, entendendo a importância das características do território e da intersetorialidade nesse desenvolvimento integral”, explicou Nayra Morais, supervisora do programa.

Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados.

“Poder contar com o trabalho desses novos profissionais será de grande importância para essa parcela da nossa população em situação de vulnerabilidade. Poder ampliar este atendimento representa o fortalecimento de ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias”, afirmou Marta Maria Figueiredo, secretária de Desenvolvimento Social.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Divulgação
Fonte: SMDS

Notícias relacionadas

Skip to content