Início > Controle Interno > São Gonçalo avança no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

São Gonçalo avança no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

Publicado em:  06/09/2022

Novas etapas são realizadas pela Secretaria Municipal de Controle Interno

A Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria Municipal de Controle Interno (Semci), vem realizando a segunda etapa do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), para construir melhores defesas contra fraudes, desvios e promover uma administração pública com elevados padrões de integridade. O programa foi aderido pelo município e iniciado em maio de 2021.

Na segunda etapa do programa, o foco principal é a prevenção da corrupção, reforçando valores como ética e integridade na Prefeitura de São Gonçalo. O município recebeu um roteiro de atuação, subdividido em cinco categorias: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento, todos com medidas que devem ser implementadas para a melhoria dos índices de suscetibilidade à corrupção no âmbito do Poder Executivo Municipal.

“Estamos realizando as adequações necessárias para que na próxima avaliação do Programa, que será realizada em 2023, nossa cidade siga avançando no desenvolvimento de mecanismos contra corrupção”, disse a secretária de Controle Interno, Roberta Fernandes Oliveira.

O Programa vai promover ainda este ano, eventos de capacitação, com palestras e cursos em Educação à Distância (EAD), para contribuir com o município no fortalecimento dos pontos identificados como vulneráveis na primeira etapa do programa.

O objetivo do Roteiro de Atuação é a construção de uma gestão mais proativa e preventiva contra eventos de corrupção. O primeiro módulo a ser aplicado nesta nova etapa é o de prevenção, que tem objetivo de antecipar as medidas de combate à corrupção, através da realização de treinamentos, capacitação, materiais informativos, normativos de conduta e canais de denúncia, de forma que servidores possam exercer suas funções adequadamente e, assim como os cidadãos, tenham conhecimento das condutas que devem ser adotadas, denunciando atos ilícitos.

PNPC – O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados. O programa conta com a adesão de 9 mil organizações públicas.

São Gonçalo realizou a primeira etapa do programa, que consistia em questionários para identificar os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas, recebendo um selo de adesão e participação do programa.

Foto: Fabio Guimarães