Início > Assistência Social > Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres promove palestra e roda de conversa

Publicado em:  14/06/2021

Eventos irão debater mudanças na vida cotidiana

A Secretaria de Assistência Social, através da subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, realizará na próxima quinta-feira (17), às 10h, a palestra “Reflexões sobre educação e os papéis sociais”, para mães e pais da da Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, no bairro Venda da Cruz. A palestra ocorrerá na unidade.

O objetivo é dialogar sobre a construção dos papéis sociais da mulher e do homem e entender as diferenças. A palestra segue a Lei nº 14.164, de 10 de junho de 2021, que determina a inclusão de conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, e institui a Semana Escola de Combate à Violência contra a mulher.

Já na próxima segunda-feira, dia 21 de junho, em celebração ao “Dia de Luta por uma Educação Não Sexista e Sem Discriminação”, será realizada uma roda de conversa com tema: “Saúde mental na pandemia”, na Clínica da Família Dr Jardel do Amaral, às 10h, também no bairro Venda da Cruz. A ideia é dialogar com a comunidade educacional local sobre o desafio de uma educação que inclua as diferenças.

Em um cenário afetado pela pandemia, a ideia é falar sobre as mudanças na vida cotidiana, a perda da liberdade diante dos protocolos restritivos, o rompimento de vínculos sociais e afetivos, bem como o medo frente ao risco do adoecimento e da morte.

Tanto a palestra quanto a roda de conversa serão ministradas pela psicóloga Rafaela Gomes, que é mestre em psicanálise e conta com especialização em psicologia clínica institucional, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

“É importante realizar palestras nas escolas e nas clínicas, por termos conhecimentos dos danos que emergem pelo fato da criança ou adolescente testemunharem episódios de violência entre seus pais ou pessoas próximas. Muitas vezes elas não sofrem violência, mas são contagiadas pelo impacto da violência dirigida a uma pessoa próxima. A violência contra as mães é a mais comum e afeta diretamente toda a família, daí a importância de uma ação continuada de serviços com a temática nas escolas e nas clínicas da família”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.

Foto: Arquivo