Início > Assistência Social > Agroindústria caseira para moradores do Jardim Catarina

Agroindústria caseira para moradores do Jardim Catarina

Compartilhe isso:


Publicado em:  26/04/2022

Curso gratuito é promovido no Centro Dia do Idoso

A Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio), deu início, nesta terça-feira (26), ao projeto “Agroindústria Caseira”, no Centro Dia do Idoso, no Jardim Catarina. 

O programa vai ofertar, durante três dias, um curso gratuito de produção de compotas de doces para 20 mulheres que frequentam o Centro Dia do Idoso e da comunidade do Jardim Catarina . A expectativa é de que novas turmas sejam formadas em breve no município. 

“Essa parceria com a Emater-Rio é especialmente importante, visto que essa turma é formada por muitas mulheres que são chefes de família e precisam de renda para levar o sustento para casa. A pandemia destruiu muitos lares e estamos trabalhando para minimizar os efeitos nas famílias gonçalenses”, declarou o secretário de Assistência Social, Edinaldo Basílio. 

A Emater-Rio, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, criou o projeto com o objetivo de potencializar processos produtivos, sociais e ambientais, de forma sustentável, em benefício da sociedade. 

“Para agregar valores aos produtos que estavam sendo devolvidos aos produtores por não estarem em perfeito estado para comercialização, a Emater-Rio decidiu criar cursos com a utilização desses produtos como forma de gerar renda aos participantes”, afirmou llza Marlene, extensionista social da Emater-Rio. 

Nesta terça (26), as alunas tiveram acesso ao material didático do curso, realizaram o reconhecimento e a limpeza do local onde serão feitas as compotas e tiveram a prática da produção de doce de abacaxi em calda. Na quarta (27), serão feitos doces de abóbora com coco, de mamão verde com coco e geleia de morango e goiaba. E na quinta-feira (28), dia de encerramento do curso, terá a produção de picles misto, avaliação das alunas e exposição dos produtos. 

A aula inaugural também contou com representantes da Secretaria de Agricultura, Pesca, Pecuária e Assuntos Portuários de São Gonçalo.

Autor: Ascom
Foto: Julio Diniz
Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Skip to content