Início > Assistência Social > Arte e orientação para jovens em São Gonçalo

Arte e orientação para jovens em São Gonçalo

Compartilhe isso:


Publicado em:  03/09/2023

Prefeitura promove evento na Praça da Trindade

Uma tarde e noite de muita arte e orientações para retirada de documentação e mercado de trabalho para os jovens. Assim foi o evento “Diálogo e Ação”, que aconteceu na Praça da Trindade neste sábado (02), realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Subsecretaria da Infância e Adolescência. A atividade faz parte da programação dos 133 anos de São Gonçalo, que vai contar com atrações culturais, esportivas e de educação ao longo deste mês.  

Organizada pela Coordenadoria da Juventude, a ação teve batalhas de TikTokers e de rap e apresentações dos DJs Residente e Formiga, Grupo Família Black Star e dos artistas locais no “Expressão Nacional” com PL Quest e Drew MC. A atividade também deu oportunidade de isenção para documentação com o Comitê do Sub-Registro,  encaminhamento para o mercado de trabalho com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e o Instituto PROA. 

Uma equipe do Cria SG, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura que oferece aulas gratuitas de dança, teatro, música, coral, artesanato e animação de festa para os moradores de São Gonçalo, também esteve no evento divulgando a iniciativa aos jovens.      

“A Coordenadoria da Juventude, que foi implementada neste governo para jovens de 14 e 29 anos, tem como objetivo promover política pública para a juventude. E essas ações que estamos realizando fazem exatamente isso, trazendo informação, cultura e lazer, assim como as capacitações profissionais que também estão acontecendo”, disse o subsecretário da Infância e da Juventude, Alan Rodrigues.

Na ação, os jovens também puderam contar com a inscrição no ID Jovem – uma carteira de identidade específica para os jovens, que podem fazer viagens interestaduais e ter descontos em eventos e informações sobre o programa Jovem Aprendiz. “Temos muitos jovens em vulnerabilidade social na cidade, que não têm informação sobre o Jovem Aprendiz e não sabem como iniciar no mercado de trabalho. Os ajudamos com essa orientação também”, finalizou Alan.

A estudante Betina Augusta Machado Freitas, de 13 anos, estava muito empolgada e aproveitou o evento para participar da batalha de tiktoker. “Eu já participei duas vezes na minha antiga cidade, em Rio das Ostras. Venci as duas vezes e eu vim hoje porque não estou para perder. A gente faz as dancinhas da moda e se diverte. Eu vim para ganhar”, disse a menina antes da competição. 

Autor: Ascom
Foto: Danilo Lugli e Julio Diniz

Notícias relacionadas

Skip to content