Início > Semimd > Representantes da Semind participam de reunião do Conselho dos Direitos da Mulher em Brasília

Publicado em:  16/05/2019

A secretária de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo e a subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Andréa Machado, estão em Brasília, para a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho de 2019, que acontece entre os dias 15 e 17 de maio.

A Reunião tem como objetivo o processo de preparação para a V Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. A programação do evento contou com uma reunião na sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para debater sobre alienação parental e a responsabilidade da mulher.

Durante o evento, a secretária e a subsecretária estiveram com Maria da Penha, considerada o maior símbolo do combate à violência contra a mulher no país e inspiração da Lei nº 11.340/2006.

“Me senti muito honrada em conhecer pessoalmente essa mulher que inspira tantas mulheres a lutarem por seus direitos. É gratificante ter ela participando desse momento aqui conosco. É um sentimento enorme de gratidão porque foi graças à ela que conquistamos a Lei Maria da Penha, o direito de defender a vida das mulheres que estão em situação de violência”, afirmou Andréa Machado, que também é presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direito da Mulher.

O Brasil é o quinto país no mundo com o maior índice de feminicídio. São Gonçalo é o quarto município do Estado do Rio em números de denúncias de violência contra a mulher, de acordo com o Dossiê Mulher 2019. No município, através da SEMIMD, a rede de proteção e prevenção conta com os Centros Especial de Orientação à Mulher (Ceom). Formados por equipes multidisciplinares, os Centros (Zuzu Angel e Patrícia Acioli) possuem psicólogas, assistentes sociais, advogado e guarda municipal, que formam uma rede de apoio e acolhimento às vitimas. Para a secretária da pasta, essa reunião resultará em novas ideias para articular com a rede para que nenhuma mulher sofra com a violação de direitos.

“Estão sendo dias de muito diálogo e trocas de informações com um time do poder público essencial na luta pelos direitos da mulher. Tudo o que absorvemos nessa reunião levaremos para São Gonçalo, para efetivar políticas que estejam alinhadas com a realidade da nossa população”, explicou Marta.

Autor: Luciana Pimentel