Início > Desenvolvimento Social > São Gonçalo realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

São Gonçalo realiza 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em:  12/09/2019

Avaliar a atual situação do Sistema Único de Assistência Social e propor diretrizes visando o aperfeiçoamento do sistema. Com estes objetivos, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS-SG), realizou a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Gonçalo. Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”, o evento reuniu movimentos da sociedade civil, Conselhos de Direitos e representantes do governo e de instituições sociais, e aconteceu nesta quarta (11) e quinta-feira (12), no Teatro Carequinha, em Neves.

Na quarta-feira, após a execução do hino nacional, a secretária de Desenvolvimento Social, Marta Maria Figueiredo, realizou a abertura oficial do evento e destacou as dificuldades que a assistência vem sofrendo nos últimos anos com o corte de recursos financeiros e elogiou o trabalho desenvolvido pela rede de assistência do município.

“A assistência já teve seus momentos de glória e hoje vem sofrendo uma desvalorização muito grande com esse corte absurdo de recursos financeiros do Governo Federal, o que vem resultando nas dificuldades que todos os municípios vêm enfrentando. São Gonçalo é uma das cidades de maior densidade populacional, com muitas pessoas em situação de vulnerabilidade e que precisam da nossa ajuda, e poder oferecer toda assistência necessária para a nossa população, sem dinheiro, é muito difícil. É um desafio constante a cada dia, mas não podemos nos deixar esmorecer diante das dificuldades que por ora se instalam dentro do nosso país. É graças ao empenho e dedicação do prefeito José Luiz Nanci, que repassa todo mês recursos da fonte municipal, que conseguimos manter em dia os compromissos com nossos profissionais, instituições vinculadas à nossa secretaria e ações que mantém a assistência de São Gonçalo viva. A dedicação de toda a nossa equipe também é essencial no desenvolvimento do nosso trabalho. Desejo a todos uma ótima conferência, com propostas firmes e coerentes”, afirmou Marta.

A mesa de abertura foi composta pela chefe de gabinete, Eliane Gabriel; secretário de Saúde, Jefferson Antunes, representante de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Antônio Ramos; subsecretário de Esporte e Lazer, José Antônio Machado, além de André Emerick, presidente do CMAS-SG.

“Quero agradecer ao trabalho, empenho e boa vontade das equipes técnicas da assistência que trabalham com dedicação, mesmo diante das dificuldades enfrentadas no dia a dia. É importante que secretarias como Educação e Saúde estabeleçam diálogos junto à assistência, com o objetivo de garantir estratégias que respondam às necessidades da nossa população, que precisa e merece de acolhimento e do nosso melhor atendimento”, disse Eliane.

A Conferência Magna foi conduzida pela assistente social e gestora do Movimento de Mulheres, Marisa Chaves, que propôs uma reflexão coletiva sobre o tema central do evento. Logo após foi realizada a leitura e a aprovação do regimento interno.

“São Gonçalo está realizando a 13ª Conferência, enquanto o governo federal ainda vai realizar a 12ª. Este fato nos remete a importância de dizer que o nosso município sempre esteve a frente de todas as conferências no território brasileiro. Sugiro que nesta conferência consigamos avançar em propostas fáceis, concretas e que sejam fundamentais para que o conselho da pessoa da mesa diretora possa elaborar o próximo plano municipal de assistência. Apesar de não termos recursos, nós temos dados e assim é mais fácil de exercer o controle social. Informação é poder”, contou Marisa.

Na quinta-feira a proposta foi debater sobre os três eixos temáticos em volta do tema central: “Assistência Social: Direito do Povo”; “Financiamento Público”; e “SUAS com Participação Social”. Para discutir sobre cada tema foram convidados o pedagogo e coordenador de projetos sócio esportivos, Francisco Gilbert; a assistente social e doutora em políticas sociais, Andréa Ledig; e Gilberto Lima, coordenador de serviço social do Pronto Socorro Central .

Após as palestras, os participantes se dividiram em três grupos para a deliberação dos eixos e formulação de propostas que serão levadas para discussão no âmbito estadual. A eleição dos delegados para a Conferência Estadual, que será realizada em novembro, e o fórum da sociedade civil marcaram o encerramento do evento.

“O governo municipal vem ajudando muito além do que está pactuado e nós temos que agradecer muito ao nosso prefeito por ter esse olhar com muito carinho àqueles que mais precisam. Somos um município com mais de um milhão e 200 mil habitantes e estudos apontam que mais de 60% da nossa população é carente, precisando da assistência. Este é um momento muito importante, esperado por todos, porque a partir desta conferência vamos tirar propostas e ideias para o nosso município, para defendê-las no estado e em Brasília”, concluiu André Emerick, presidente do CMAS-SG.

Autor: Luciana Pimentel
Foto: Lucas Alvarenga