Início > Uncategorized > Ecoponto completa um mês de funcionamento em Santa Luzia

Ecoponto completa um mês de funcionamento em Santa Luzia

Publicado em:  12/03/2024

Esse é o segundo local de coleta de material reciclável do município

Em seu primeiro mês de funcionamento, o Ecoponto de Santa Luzia, localizado na Rua Visconde Seabra, já reciclou mais de 1818 kg de papel, mais de 750 kg de metal, mais de 1330 kg de plástico, mais de 34417 kg de vidro e mais de 100 litros de óleo, dentre outros. O local é o segundo no município que realiza a troca de resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital, buscando a preservação do meio ambiente e a conscientização da população gonçalense sobre o tema. O primeiro ponto do tipo no município é o Ecoponto do Barro Vermelho, inaugurado no meado de 2023.

Ao todo, foram cadastrados no Ecoponto de Santa Luzia cerca de 315 catadores. Todos eles levam resíduos e materiais recicláveis e os trocam por dinheiro digital creditado em um cartão que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais de São Gonçalo. Todas as coletas feitas no local geraram um total de R$ 4.853,05. A ação, que é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo”, foi desenvolvida pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável.

“O Ecoponto de Santa Luzia é o segundo inaugurado em São Gonçalo. Ainda vamos entregar mais três Ecopontos neste ano. Com o Ecoponto, conseguimos dar um destino certo para os resíduos, ajudando famílias a reduzirem os impactos ambientais. As pessoas deixam de jogar os resíduos nas ruas e ajudam a cidade também, reduzindo as enchentes. É um projeto feito em conjunto com o Capitão Nelson e que me deixa muito feliz”, afirmou o secretário de Conservação Edson Leal sobre o funcionamento do Ecoponto neste primeiro mês.

O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos, desenvolvido pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que emite a documentação necessária para o catador que não tiver documentos. Assim, ele poderá ser cadastrado e sua conta digital será aberta.

“O Ecoponto de Santa Luzia é um modelo completo que atende a toda uma sociedade em geral, incluindo desde os catadores e catadoras que desejam se formalizar até os cidadãos conscientes que não querem mais jogar fora essa matéria-prima tão nobre (os resíduos). Eles ainda podem receber um bônus no seu Cartão Moeda Social da Reciclagem. O Ecoponto foi construído não só para o fortalecimento da economia circular local, mas também para poupar os recursos naturais do nosso planeta e preservar o meio ambiente”, afirmou o consultor ambiental Edson Freitas, que atua nos Ecopontos.

Nos Ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.

Quem esteve no local foi Marinalva Maria da Silva Pereira, de 61 anos. Moradora do Jardim Catarina, ela soube do Ecoponto de Santa Luzia nesta semana e aproveitou para ir até o local. “É muito lixo em casa, mas pretendo reciclar tudo. Hoje, eu trouxe as baterias da minha bicicleta elétrica. Eu vi o Ecoponto quando passei aqui na frente e achei uma iniciativa bacana. Eu já queria descartar a bateria de forma correta e aqui me ajuda nisso. Fora que o lixo aqui não é descartado em qualquer lugar. Espero que tenham mais Ecopontos no município”, disse ela que atua no lar.

Zilma de Barcellos, de 61 anos, também esteve no Ecoponto. Moradora de Santa Luzia, ela leva garrafas pets e de vidro para trocar pela moeda social. “Eu cato no meu prédio e quando vejo na rua também guardo para reciclar. Na primeira vez que eu vim, eu ganhei um dinheiro e consegui comprar carne e ovo. Ajuda um pouco nas compras”, disse ela.

Quem quiser reciclar seu resíduo, pode levá-lo até o Ecoponto e se cadastrar para fazer o cartão, onde é creditada a moeda social que pode ser utilizada em comércios ao redor. Triciclos que funcionam com energia solar também estão sendo utilizados para recolher resíduos em pontos específicos pelo bairro.

Foto: Renan Otto